Na pesca de robalo, separamos 5 fatores importantes para que você te ajudar na pesca de robalo.
Vamos direto ao ponto!
Escolha a isca ideal
Sabemos que os robalos são peixes oportunistas, ou seja, uma variedade de iscas podem fisga-los. Uma das maneiras que podem ser capturados é utilizando iscas naturais, tais como: savelha, enguia, lula, anchova, minhoca de areia.
O tipo da isca trará mais sucesso dependendo do local que você pretende pescar. Você também pode estar utilizando iscas artificiais como superfície, meia agua e camarões, isto equivale bastante de como o peixe esta sendo ativo ou não no local onde vai pescar.
Escolha da vara de pesca
O tipo de vara de pesca e um dos fatores mais importantes neste tipo de pescaria, você estará pescando em água doce ou salgada? Estará pescando em um barco? Estará utilizando iscas artificiais ou naturais?
Importante manter o equilíbrio do equipamento para que o tipo de trabalho da isca artificial ou natural não fique desigual. Ao fisga-lo não tenha dificuldade em retirar o peixe ou perda do material.
O tipo de carretel é bem importante, sendo carretilha ou molinete, um dos maiores fatores que podemos considerar é escolher um carretel com precisão, por exemplo, carreteis do tipo “finesse”. Além de manter a linha de pesca mais firme e esticada no ato do amarro, traz bastante precisão nos arremessos, sensibilidade e fisgada.
Mas, vale de pescador a pescador.
Condições ideais de pesca de robalos
Os robalos podem ser pescados durante o ano todo, em quase todas as condições você pode ter sucesso em captura-los.
São peixes migratórios que preferem uma temperatura da água a 5 e 18ºC. Portanto se a agua estiver baixa ou acima dessas temperaturas você estará sem sorte de encontra um robalo.
A temperatura pode afetar também a localização do peixe, em um dia de sol por exemplo o robalo pode estar em profundidades abaixo de 12 metros para evitar o calor, já no frio você costuma encontra-los 0,30 ou 0,60 metros abaixo da superfície da água.
Qual a melhor época para pescar o robalo
A melhor época de pescar robalo é entre novembro e dezembro. O período de abril a setembro são considerados meses muito difíceis para uma pesca bem sucedida.
Outro ponto é o horário: prefira as primeiras horas do dia, com isso, suas chances aumentam ainda mais. Isso ocorre devido a movimentação das marés e dos peixes, o robalo é influenciado pela maré, por isso, pode ficar muito ativo.
Técnicas de uma briga eficiente
Após a bruta fisgada, mantenha o peixe longe das pedras. Tente trabalhar o robalo embaixo do barco quando possível. Para peixes grandes, de 14 a 23 kg, esteja preparado para abrir a carretilha ou molinete se necessário.
A primeira corrida do robalo é poderosa, então esteja sempre preparado!
Inicie com um trabalho mais agressivo e rápido da isca. Se não obter resultados, mude para movimentos mais lentos e arrastados. O toque do jig head nas pedras pode atrair robalos.
Esteja sempre pronto para mudar sua abordagem conforme a reação dos peixes!