Como Trabalhar Isca Artificial de Hélice?

Pesca esportiva na Represa do Baixo Iguaçu incentiva turismo náutico no Paraná - Curitiba, 30/08/2021 - Foto: SEDEST

Poucas coisas na pesca esportiva são tão emocionantes quanto ver um peixe atacar uma isca de hélice na superfície da água. O barulho, o impacto e a adrenalina tornam esse tipo de pescaria inesquecível.

Mas para aproveitar todo o potencial dessa isca, é fundamental saber como trabalhá-la da maneira correta.

O que é uma isca de hélice?

A isca artificial de hélice é um modelo de superfície equipado com uma ou mais hélices na frente ou atrás do corpo. Essas hélices criam ruído e vibração na água, simulando um peixe em fuga ou em ataque, despertando o instinto predador dos peixes.

É uma isca artificial bastante usada na pesca de tucunarés, traírões, dourados e outras espécies agressivas que caçam na superfície.

Como trabalhar a isca de hélice corretamente

1. Toques firme e ritmados

A base do trabalho está nos puxões curtos e firmes, acompanhados pelo barulho característico da isca de hélice girando na água. O som e a turbulência chamam a atenção dos predadores à distância.

2. Varie o ritmo

Nem sempre o peixe vai atacar na mesma cadência. Tente alternar entre: Toques rápidos e contínuos (para dias quentes e peixes ativos), Toques mais lentos e pausados (para quando os peixes estão manhosos)

3. Faça pequenas pausas

Muitas vezes o ataque vem logo após a pausa, aquele momento em que o peixe não resiste e parte para cima da isca artificial de hélice.

4. Observe as condições da água

Em águas calmas, trabalhe a isca de hélice com mais delicadeza para não assustar o peixe. Já em águas agitadas ou com vento, capriche nos toques para garantir que o som da hélice se destaque.

Pega essa dica

Use varas de pesca rápidas e linhas de multifilamento, que transmitem melhor os toques e aumentam a precisão do trabalho. Combine com uma carretilha de bom recolhimento, garantindo controle total sobre o movimento da isca.

Paciência e prática

Trabalhar uma isca de hélice é uma arte que exige prática, sensibilidade e atenção aos detalhes. Quando bem executada, proporciona ataques explosivos e momentos de pura adrenalina.

Se você ainda não experimentou, está na hora de testar, porque nada se compara ao som da hélice girando e o peixe subindo pra atacar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *