A potência de uma vara de pesca podemos considerar que seja o esforço que ela faz. Na pratica isso significa basicamente a força da vara no qual imprimem para cansar o peixe e retira-lo da água.
Toda vara de pesca vem descrito em seu blank (corpo da vara) o seu limite de peso e força, portanto os fabricantes de varas de pesca criam diversas variedades de varas fazendo com que o pescador tenha certas variedades de uso.
A melhor vara de pesca é a qual você se empenha mais.
E então ficou curioso? Que tal sabermos alguns pontos críticos de capacidade da vara de pesca?
Zona crítica
Quando a vara de pesca sofre o maior esforço, ou seja, a ponta da vara, sendo assim pode ocorrer o risco de quebrar a vara de pesca.
Zona de força
Onde a vara de pesca pode absorver os seus maiores esforços e é no qual é o mais recomendado ao retirar um peixe tanto de tamanho médio para o porte grande.
Zona de tensão
Momento em que a carretilha ou molinete sofre uma grande tensão, ou seja, na hora da briga é quando o seu conjunto toma água, como podemos chamar “bebe água varinha”.
Estes são alguns pontos de potência que a vara demonstra durante uma fisgada bem fraca ou forte.
Dica de pesca
Devo conhecer bem o meu equipamento de pesca? Tente conhecer o básico de sua vara de pesca e demais para verificar se estará totalmente equilibrado com todos os seus equipamentos.
É sempre importante conhecer o seu equipamento de pesca e qual ele pode suportar, para que na hora de sua pescada não ficar em prejuízo e sair sem nenhuma foto de seu troféu.