A pesca do tucunaré é a mais conhecida popularmente de todos os pescadores, talvez seja a mais conhecida de todo estado brasileiro e que cresce ainda mais na pesca esportiva.
Todo pescador tem o desejo de tirar uma grande foto com seu troféu, pois o grande motivo de fazer a captura deste peixe é a oportunidade de ter uma briga boa e poder estar divulgando em mídia social e etc.
Todo pescador amador ou experiente é necessário saber se ira estar utilizando iscas naturais ou iscas artificiais, mas em sua primeira pescaria de tucunaré será fácil ou difícil ter sucesso?
Este peixe é uma espécie que trafega perto de galhadas, pedras, locais de águas mais paradas. Separamos algumas dicas para você que possa facilitar sua pescaria.
Dicas de pesca
Iscas artificiais – Isca e Companhia
Quando iniciar a pescaria tenha conhecimento do local que estará fazendo a pesca desta espécie, algumas informações do local de pesca pode ajudar muito o pescador.
Comece com uma isca artificial de superfície fazendo movimentos de ziguezague se a água estiver lisa ou parada, se caso os movimentos da água estiverem bem ondulados é aconselhável utilizar iscas artificais de hélice fazendo seu trabalho de isca padrão, se desejar utilizar meia água realize o trabalho com toques de ponta de vara ou continuo.
Verifique se seu equipamento de pesca está equilibrado. Procure utilizar seu equipamento de acordo com sua pescaria de tucunaré, por exemplo se utilizar uma isca artificial com garatéia reforçada procure realizar o mesmo para os demais, linha de pesca resistente, vara de pesca, etc.
Isso pode favorecer muito no trabalho das iscas ou na fisgada do peixe.
É importante enxergar no local as quais estruturas que estarão favoráveis no momento de sua pescaria.
Geralmente encontra-se uniformidade no comportamento dos peixes.
Procure em canabravas, troncos, pedras, espraiados, etc. quando determinar a melhor forma de pesca, insista.
Quanto mais baixo a água estiver melhor para sua pescaria de tucunaré, por quê? As estruturas disponíveis para os tucunarés se esconderem são maiores, nessas condições o ponto mais comum de procurá-los são em paus isolados, cercas, pedras e locais similares, sendo até mais fácil de pode-los enxergar.
A pesca de tucunaré é praticada na maioria das vezes desembarcada, mas tanto embarcada ou não observe as condições climáticas, durante o ano foi registrado diversos acidentes aos pescadores.
É importante observar o local onde irá pescar e se é possível ter acesso e condições possíveis para realizar a pescaria.